Sobre

O Ensino Superior do SENAI/SC visa oferecer à comunidade uma formação de alto nível, explorando metodologias ativas em seu processo de ensino e de aprendizagem. O foco está no desenvolvimento de projetos sociais para atender as necessidades da comunidade, suportar inovações de naturezas variadas e solucionar problemas complexos da indústria. Tudo isso sustentado na vivência prática em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Os cursos contam com a parceria de empresas e dos Institutos SENAI (de Inovação e de Tecnologia), além de uma moderna e diferenciada infraestrutura de laboratórios e de espaços de aprendizagem.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina, o SENAI/SC, é a instituição Mantenedora do Ensino Superior SENAI, formado por um Centro Universitário (Blumenau), e quatro Faculdades (Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville). As instituições de Ensino Superior possuem nível de excelência credenciado pelo INEP/MEC desde 2000. Além dos cursos de graduação tecnológica e engenharias, o Ensino Superior também possui diversos cursos de pós-graduação lato sensu (Especializações, Master in Business Administration e Master in Business Innovation) e extensões profissionais.

O ensino superior essencialmente praticado até 2018 foi o da oferta de cursos de Tecnólogo em várias áreas industriais, além de cursos de especialização em gestão voltados para vários setores industriais, incluindo o movimento 4.0. A partir de 2018 foi iniciada a oferta de cursos de Engenharia, marcando assim uma segunda fase no Ensino Superior SENAI/SC.

Estamos na terceira fase, com a criação de um Ensino Superior integrado para ofertar cursos de graduação, pós-graduação e extensão que impactem positivamente todo o estado de Santa Catarina. Iniciando pela indústria e estendendo-se até serviços (de apoio à indústria) e a todos os atores relevantes dos ecossistemas industriais que formam o estado de SC.

VISÃO

Ser reconhecida pela indústria catarinense como a instituição de Ensino Superior que mais impacta positivamente os negócios.

MISSÃO

Desenvolver uma nova geração de profissionais que seja socialmente responsável, com mentalidade de verdadeiros transformadores. Estes profissionais geram impacto positivo e transformam suas realidades locais, suas comunidades e seus respetivos negócios, promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade como um todo.

EIXOS DE REFERÊNCIA

  1. Ser a instituição de referência da Indústria Catarinense no Ensino Superior;
  2. Formar profissionais com sólida base técnica e tecnológica;
  3. Promover o desenvolvimento de competências socioemocionais;
  4. Formar profissionais que sabem desenvolver projetos para as indústrias;
  5. Oferecer imersões e parcerias internacionais como parte da formação profissional;
  6. Garantir acesso a uma rede vitalícia de profissionais.